December 12, 2017

Please reload

Posts Recentes

O Novo Natal

December 12, 2017

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

Por que tem Uva Passa no Natal?

December 8, 2017

Algumas verdades sobre a grande geradora de polêmica na ceia de Natal

 

Toddy ou Nescau? Bolacha ou Biscoito? Esqueça isso! Com o Natal e as festas de fim de ano batendo em nossa porta, a nova batalha que está ocorrendo nas redes sociais entre amigos, familiares e conhecidos é sobre a uva passa!

 

Essa comidinha bem pequena, mas que aparece em muitos pratos típicos da ceia consegue gerar uma enorme polêmica: há quem venere essa fruta, há quem deseje o fim de sua existência. Independente do lado em que você está nessa batalha infinita, descubra agora algumas curiosidades sobre a maior vilã natalina: a uva passa!

 

Fonte: Ciclo Nutri

 

E para quem ainda não tem um posicionamento nesse embate épico, aproveite para escolher seu lado após essa matéria com cara de ceia em família.

 

A história da uva passa vai muito além do que a culinária e nos faz voltar até os tempos da Roma Antiga. A fruta possui uma ligação muito forte com o solstício de inverno e era dada como presente nas celebrações dessa data. Além de tudo, nas classes mais altas da sociedade, essas especiarias vinham cobertas com ouro, servindo até mesmo de decoração.

 

Para os romanos cada tipo de fruta seca tem um significado e fazem parte de um costume dessa antiga civilização que promete a ausência de fome, pobreza e ainda protege contra os excessos da bebida.

 

 Fonte: Meme Maker

 

Apesar de estar presente nas ceias há milhares de anos, a uva passa não é produzida no Brasil em escala industrial. O Chile é um país com clima perfeito para a produção de uvas, mas ainda assim muitos dos cachos não atingem o padrão de qualidade para a exportação, sendo assim, as frutas menores, menos pesadas e volumosas passam por um processo de secagem completamente ecológico: as uvas são espalhadas por esteiras e colocadas no sol por algumas semanas até virarem as conhecidas uvas passas.

 

Pronta para o consumo, a uva passa é usada na culinária em diversas iguarias, mas durante o Natal, alguns pratos feitos com essa frutinha são memoráveis: arroz com uva passa, farofa, salada de maionese, salpicão, bolos e tortas e o famoso panetone!

 

Muitos acreditam que a fruta só estraga essas guloseimas de Natal, outros acreditam que ela deixa tudo melhor, mas não podemos negar que falar sobre a polêmica uva passa durante as festas de fim de ano já virou mais tradição do que aquele tio que pergunta se é “pavê ou pacumê”.

 

E você vai passar o Natal sendo #TeamPassas ou #TeamAntiPassas?

 Fonte: Engole Essa Realidade

 

Uva passa: de vilã a paixão nacional

O portal de notícias Guia da Semana listou 7 receitas que vão fazer até o maior anti uva passa começar a amar a frutinha, entre elas: muffin de uva passa, cookie de uva passa e até mesmo brigadeiro! Deixe sua ceia de Natal bem mais saborosa e criativa.

 

 Fonte: Mundo Boa Forma

 

Você sabia?

 

O panetone original nasceu na Itália, em meados de 1400 d.C. A famosa lenda que ronda as padarias de Milão é a de que um jovem padeiro criou uma versão rudimentar de pão doce para impressionar o pai da moça por quem estava apaixonado.

 

Contudo, só após o século 18 foi que o pão ganhou o formato que conhecemos hoje: circular e com a tão polêmica uva passa (e outras frutas). Mas essa história fica para outros carnavais, ou melhor, outros natais.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square