December 12, 2017

Please reload

Posts Recentes

O Novo Natal

December 12, 2017

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

O Novo Natal

December 12, 2017

A tradicional reunião de natal com a família, com uma enorme mesa de jantar para 25 lugares e a correria das muitas pessoas que se dividem no ambiente da casa está mudando.

 

 

Em primeiro lugar porque nossa estrutura familiar mudou. Antes era comum termos 7, 5 filhos e hoje a média paulistana não passa de 1.8 filhos por casal.
 

Hoje é raro também encontrar quem ainda more em casa e não tenha se mudado para um apartamento bem menor.

 

Com as viagens e compromissos de fim de ano a festa parece ter se multiplicado em reuniões menores. 

 

Esse é o caso de Rafael 35 anos, 2 filhos, que terá 3 confraternizações: a primeira num amigo secreto, a segunda com parentes cujo convívio não é diário como primos, tios, avós, numa espécie de pré natal, visto que no dia de natal muitos estarão viajando ou fora de são paulo. E no dia 24 fará a terceira celebração com sua família de 5 pessoas. 

 

Maristela é outro exemplo - 62 anos, 3 filhos, irá passar o natal com 8 a 10 pessoas e antes do dia 24 fará mais uma reunião com amigos e familiares somando em torno de 20 pessoas.

 

A cara da ceia também está diferente este ano - com o número menor de pessoas muitos optam por um jantar mais enxuto para que não haja desperdício. Mas fiquem tranquilos, ninguém pretende abrir mão das sobremesas e fartura nesta data. É o que mostra a pesquisa feita pela revista Veja e Ibope onde 47% dos entrevistados diz que a ceia é indispensável, estando à frente de presentes (27%) e decoração (26%).

 

 

As buscas por “amigo secreto” no Google também registram crescimento, mesmo com a crise financeira, indicando que muitos brasileiros vão aderir a brincadeira este ano.

 

Os números do comércio também estão positivos. A estimativa é de alta até 10% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Os varejistas já se movimentam criando vagas de emprego para suprir esta demanda.

 

Uma coisa é certa, este gostoso clima natalino é um período onde as pessoas ficam mais alegres e calorosas com pensamento positivo para que o ano que vem seja melhor.

 

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square